14 novembro 2008

Internet pela tomada 2009

Categories:

A Eletropaulo Telecom anunciou nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, que a internet via rele elétrica poderá ser comercializada no primeiro trimestre de 2009 na grande São Paulo, o prazo depende dos provedores de internet, pois a empresa oferece apenas a infra-estrutura, que já cobre 2.ookm de fibra óptica em São Paulo.
De porte desse novo sistema: BPL (Broadband Powerline), o usuário poderá ter acessoa a internet de rodos os pontos da casa ao conectar o seu computador na tomada sem a necessidade de fazer implantações de cabos ou instalações de roteadores para cobrir toda a casa com o sinal da internet.
Os equipamentos que unem o sinal da fibra óptica à rede elétrica podem ser colocados nos postes de rua ou diretamente nos medidores de energia dos prédios. A empresa afirma que o sistema é mais adequado para edifícios, em que a conexão é dividida para vários clientes. Montar essa infra-estrutura para uma casa sairia muito caro.
De acordo com a Eletropaulo, durante os testes o sistema permitiu uma conexão de 80 MB por prédio: a velocidade para cada cliente vai depender do número de assinantes no local e do serviço contratado com a operadora.
A internet pode sofrer com a interferência de outros eletrodomésticos, ao ligar um liqüidificador, a velocidade da conexão pode cair. Esses problemas podem serem resolvidos com a instalação de filtros de linha.
O propósito é que a internet pela rede elétrica seja utilizada em locais de difícil acesso, longes das centrais telefônicas, em que seria necessário alto investimento para instalar uma nova rede de fibra óptica. Também deve ser aplicado em prédios que não comportem novos cabos para melhorar a qualidade do acesso à web.

Posts Relacionados

Assine o feed ou receba os artigos por email. Siga o blog no Twitter!

Sem Relação com: "Internet pela tomada 2009"

Postar um comentário

Regras ;-]

* O comentário tem que ter relação com o post;
* Não aceitamos Spams;
* Comentando com OpenID pode deixar sua URL;
* Passou aki comentou, comento no seu blog também!!.
Obrigado por Visitar!