05 fevereiro 2009

História do BuscaPé

Categories:

Busca-Pé As inovações que fazem do BuscaPé um dos portais de compra mais acessados da internet no Brasil. São mais de 15 milhões de usuários todo mês e de 100 mil empresas cadastradas. O site nasceu em 1998, quando o Rodrigo Borges e mais três amigos, todos ainda na faculdade, perceberam que não havia no comércio eletrônico da internet um serviço básico de informações: o comparador de preços.

“O BuscaPé tem um sistema que entra dentro do site de uma loja, identifica a descrição do produto, o preço, o parcelamento, e baixa essas informações para o nosso banco de dados. Buscando isso em diversas lojas, você faz uma base de dados completa.”, diz Rodrigo Borges.

O serviço de comparação de preços era inédito no mundo! Com isso, o BuscaPé atraiu investidores, entre eles bancos. “Era uma empresa que já tinha uma operação funcionando e não era apenas um business plan. Isso foi até um grande diferencial em relação aos concorrentes na hora captar investimento.”, avalia o empresário.

O BuscaPé é um serviço gratuito para consumidores. O Rodrigo Borges explica que o negócio ganha dinheiro com a geração de tráfego da internet para os varejistas. “No início era gratuito, mas as empresas não queriam estar listadas, pois eram comparadas com o concorrente. Depois, viram que era um sistema de busca interessante, porque o usuário que entra no BuscaPé quer tomar uma decisão de compra, então a efetividade quando ele ia para a loja era muito maior do que dos outros sites e portais. A partir daí, o BuscaPé passou a cobrar das lojas para estarem listadas.”

Por trás de todas as operações do Buscapé existe um conceito inovador. É o que o Rodrigo chama de first mover. “Você tem que ser o primeiro a oferecer um serviço, seja no ambiente tradicional da internet ou no celular, hoje interface do da rede mundial de computadores.”

Com essa visão, o site ampliou seus serviços. Manda comparativos de preços via SMS; desenvolveu um aplicativo para o Firefox e Internet Explorer que avisa sobre produtos com os melhores preços. O serviço é conhecido como BuscaPé na Hora. Pela rede social Orkut, distribuem conteúdo pelo Compra Comigo.

Via [ Faça Diferente ]

Posts Relacionados

Assine o feed ou receba os artigos por email. Siga o blog no Twitter!

Sem Relação com: "História do BuscaPé"

Postar um comentário

Regras ;-]

* O comentário tem que ter relação com o post;
* Não aceitamos Spams;
* Comentando com OpenID pode deixar sua URL;
* Passou aki comentou, comento no seu blog também!!.
Obrigado por Visitar!