08 dezembro 2008

Tecnologia 64bits. Quando vai ser Útil?

Categories:

AMD Phenom 64Bits

  A tecnologia 64bits já é um pouco velha, já tem cinco anos que a AMD anunciou o seu primeiro processador X64, só apos muitos anos que os sistemas operacionais estão começando a se espalhar, pois a maioria dos processadores vem com a tecnologia. A grande causa do não popularização da plataforma foi justamente por causa da falta de compatibilidade, tanto quanto de softwares como hardwares, uma pesquisa realizada mostra que do início do primeiro semestre até o terceiro semestre o de 2008 o percentual de usuários que usavam sistemas X64 era de apenas de 1,4% para 5.1%, o crescimento ainda e pouco, pois pouco tem sido feito pela plataforma.

Um grande aliado para que a tecnologia X64 tivesse esse crescimento foi o anuncio de que o Vista Home Basic X64 suporta 8 GB e o Home Premium X64, 16 GB. As versões Business, Enterprise e Ultimate de 64 bits são capazes de endereçar até 128 GB de memória. O preço do gigabyte de memória tem caído e, como conseqüência, os micros começam a sair de fábrica com mais memória. Nos EUA, 4 GB já virou a capacidade padrão da maioria dos PCs novos, em quanto aqui no Brasil ainda vemos computadores saindo com apenas um pente de 1gb, o que se torna ridículo, pois cada vez mais os programas exigem mais memória do computador.

Os benefícios do sistema operacional de 64 bits são melhores quando trabalhamos com arquivos grandes, como quem edita vídeo ou fotos em alta resolução. As empresas que produzem aplicativos para essas áreas têm se mexido para oferecer suporte a sistemas de 64 bits. O Photoshop Lightroom 2.0, da Adobe, por exemplo, já usa a tecnologia para fazer seus processos. A empresa diz que ele suporta plenamente tanto o Mac OS X como o Windows Vista de 64 bits. O Photoshop CS4, que está em desenvolvimento, também terá essa característica, a mudança para 64 bits dá um ganho de 8% e 12% de velocidade nas aplicações. O ganho de desempenho pode ser muito maior se  a máquina for configurada com mais de 4 GB de memória.

Atenção ainda não é hora de migrar para o 64 bits. Ainda faltam drivers, principalmente para os equipamentos mais antigos. Quem tiver periféricos com mais de sois anos não poderá usar, pois não terá os drivers para o X64.

Posts Relacionados

Assine o feed ou receba os artigos por email. Siga o blog no Twitter!

2 Comentários em: Tecnologia 64bits. Quando vai ser Útil?

Anônimo
8 de dezembro de 2008 às 00:49

A dois anos atraz fiquei doido pelos processadores 64 bits, no periodo estava sem computador, pois o meu INTEL tinha queimado, gastei uma grana montando meu novo PC, um processador AMD ATHLON 64 3.0+ pesava que iria aumentar em 100% o rendimento do computador com o XP 64, mas so aumentava na capacidade de memoria e outras coisas a mais... Hoje comtinuo com ele, vejo que n foi um investimento ruim, pois e um otimo processador que n me dx na mão, ate hj não instalei o windows XP 64 e nem o Vista 64, pois sei que ainda n e a hora......

Anônimo
9 de dezembro de 2008 às 22:48

coloca teu comentário no post e não nos comentários, hauhaua

Mas enquanto os pcs nos EUA vem com 4gb de ram, meu desktop ainda tem 196mb, huahau

Postar um comentário

Regras ;-]

* O comentário tem que ter relação com o post;
* Não aceitamos Spams;
* Comentando com OpenID pode deixar sua URL;
* Passou aki comentou, comento no seu blog também!!.
Obrigado por Visitar!